O PASTOR
» História da raça
» Padrão oficial
» Personalidade
 
NOSSAS MATRIZES
» Melissa
» Lupytta
» Rayssa
» Gretha
» Ana Lúcia
» Kika
» Patty
» Babaloo
» Crystal
» Gertrudes
» Giovanna
NOSSOS PADREADORES
» Panzer
» Holy
» Joaquim
 
CÃES APOSENTADOS
» Bianca
» Frida
» Neve
» Andrea
 
NINHADAS
» Disponíveis
» Previstas
 
CUIDADOS
» Com o filhote
» Saúde
» Higiene
» Alimentação
 
MATÉRIAS SOBRE A RAÇA
» O polêmico Pastor Branco
» A vida com um Pastor
» Nomes e vertentes
 
INFORMAÇÕES
» Para saber mais...
» Direitos dos Animais

 

Se o Pastor Branco Suíço adulto é um cão com grande energia e disposição, e o filhote é também bastante ativo e curioso, demonstrando desde cedo forte instinto para as atividades de guarda e pastoreio.

O ideal é aproveitar a infância para garantir que o filhote cresça de maneira equilibrada. Para isso, é ideal que o proprietário promova a socialização do cão, apresentando-o aos mais variados estímulos e pessoas.

Por ser um cão de porte médio a grande, é muito importante que receba aulas de adestramento básico desde cedo.


» Leite, dar ou não?

O leite de vaca costuma agradar os filhotes. É rico em cálcio e proteína, porém contém lactose. Esta enzima, estranha ao organismo deles, geralmente causam diarréia. Por isso, é recomendável diluir o leite em água, meio a meio, para reduzir a concentração da lactose.

Mesmo assim, a diarréia pode aparecer. Neste caso, suspenda o leite imediatamente. Se continuar, procure o veterinário. O leite diluído é um bom complemento alimentar, útil principalmente quando o animal não come ração balanceada. Sirva em temperatura ambiente.

Já existe no mercado leite para animais em fase de amamentação. Atendem desde filhotes que perderam a mãe, até ninhadas que precisam de mais leite do que a mãe produz. É preciso um cuidado especial com filhotes que não são amamentados com leite materno, uma vez que não estão recebendo os anticorpos da mãe, responsáveis pela defesa imunológica dos primeiros dias.

É necessário também muito cuidado ao amamentar de forma artificial (com chuquinhas e mamadeiras), pois a falta de prática pode ocasionar a morte do filhote. O grande fluxo de leite no bico faz com que o filhote engula errado o leite, fazendo com que este vá parar no pulmão, e não no estômago, como deveria ser.

 

» Desmame

Comece a dar alimentos sólidos ao filhote aos 30 dias de idade. É quando a mãe começa a evitar as mamadas devido à dor que os dentes dos filhotes lhe causam, e esses passam a consumir o alimento oferecido.

Uma ração de boa qualidade para filhotes é o ideal. Ou a específica para o desmame. Líquida, é facilmente engolida pelos exemplares muito pequenos (20 a 30 dias depois de nascidos já podem receber a ração para filhotes). Se algum filhote ficar com diarréia temporária, pode ser decorrente da mudança de alimentação. Mas também pode ser verminose ou virose. Por isso, leve-o ao veterinário, a consulta nessa fase é boa para obter orientações sobre nutrição, peso, higiene, dentição, idade para início das vacinas e escovação.

A ração de filhotes será trocada pela de adultos quando completarem um ano de idade.

 

» Higiene

Desde o nascimento, a própriia mãe higieniza seus filhotes, mas conforme eles vão crescendo essa atividae torna-se mais esporádia, havendo assim, a necessidade da higienização por terceiros. Uma boa forma de manter o filhote sempre limpinho é com um pano molhado (embebido em água com uma pequena dose de vinagre ou álcool). Nos exemplares de pêlo longo, a escovação deve ser estimulada desde filhote, pois farão parte de seu cotidiano.

 

» Saúde

Cuidados com a saúde do filhote são mais que necessários, e nem sempre a mãe dá conta de tudo.
Não deixe os filhotes expostos ao calor ou frio intenso, mantenha-os sempre aquecidos, bem alimentados e higienizados. A falta ou ausência de higiene favorece várias doenças.
Mantenha-os em ambientes seguros e limpos, e quando recém-nascidos, longe da presença de outros animais.

O cuidado com a vacinação é outro item de extrema importância. A primeira vacina deve ser dada nos primeiros 30 dias de vida do filhote. Durante o período de vacinação, deve-se evitar o contato com outros animais desconhecidos. (VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO E SAÚDE)

.

FONTE PARCIAL: THE DOG TIMES / REVISTA CÃES E CIA


Canil Scatle - www.canilscatle.com.br
Cotia - SP
Telefone: (11) 4159-1797 / 97161-7628