O PASTOR
» História da raça
» Padrão oficial
» Personalidade
 
NOSSAS MATRIZES
» Melissa
» Lupytta
» Rayssa
» Gretha
» Ana Lúcia
» Kika
» Patty
» Babaloo
» Crystal
» Gertrudes
» Giovanna
NOSSOS PADREADORES
» Panzer
» Holy
» Joaquim
 
CÃES APOSENTADOS
» Bianca
» Frida
» Neve
» Andrea
 
NINHADAS
» Disponíveis
» Previstas
 
CUIDADOS
» Com o filhote
» Saúde
» Higiene
» Alimentação
 
MATÉRIAS SOBRE A RAÇA
» O polêmico Pastor Branco
» A vida com um Pastor
» Nomes e vertentes
 
INFORMAÇÕES
» Para saber mais...
» Direitos dos Animais

Declaração Universal dos Direitos dos Animais
(Resolução aprovada pela ONU)

Art. 1º. - Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.

Art. 2º. - Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal tem o direito à consideração e à proteção do homem.

Art. 3º. - Nenhum animal será submetido a maus-tratos e atos cruéis. Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.

Art. 4º. - Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver em seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se. A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a esse direito.

Art. 5º. - Cada animal pertencente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie. Toda modificação imposta pelo homem para fins mercantis é contrária a esse direito.

Art. 6º. - Cada animal que o homem escolher para companheiro, tem direito a um período de vida conforme sua longevidade natural. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Art. 7º. - Cada animal que trabalha tem direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.

Art. 8º. - A experimentação animal que implique sofrimento físico é incompatível com os direitos dos animais, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra. As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9º. - No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto, sem que para ele resulte em ansiedade e dor.

Art. 10º. - Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11º. - O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.

Art. 12º. - Cada ato que leva à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, delito contra a espécie.

Art. 13º. - O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violência em que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como foco mostrar um atentado aos direitos dos animais.

Art. 14º. - As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter uma representação junto ao governo. Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos humanos.

-----

PARA FICAR SÓCIO OU FAZER CONTRIBUIÇÕES

IBAMA
(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)

Ibama é o órgão do governo brasileiro responsável pela preservação do meio ambiente. Para isso, o instituto promove medidas de controle de degradação da natureza, como por exemplo a formulação de leis de proteção de animais e seus habitats, e cuida para que essas medidas sejam cumpridas por empresas e pessoas em todo o Brasil. Denúncias de venda e caça ilegal de animais silvestres podem ser feitas ao Ibama pela "Linha Verde" de atendimento 24 horas.

LINHA VERDE
(ATENDIMENTO 24 HORAS)

Telefone: 0800-618080.
Site: www.ibama.gov.br/

 

RENCTAS
(Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres)

A Renctas é uma rede que liga diversas organizações nacionais e internacionais pela Internet para troca de informações e organização de campanhas e atividades contra a venda ilegal de animais silvestres brasileiros. No site você fica sabendo o que dizem as leis que protegem a fauna do Brasil, aprende o que é tráfico de animais e pode fazer denúncias sobre caça, comércio e posse ilegal de animais selvagens. Qualquer pessoa ou instituição pode fazer parte da Renctas, basta preencher e enviar a ficha de inscrição disponível no site: www.renctas.org.br


GREENPEACE

O Greenpeace é uma instituição civil internacional, que tem como objetivo proteger o meio ambiente e garantir a paz. O Greenpeace é adepto da não-violência, e não faz alianças com partidos políticos. A única fonte de renda da instituição são seus sócios e doadores particulares - o Greenpeace não aceita dinheiro de governos ou empresas. O Greenpeace ficou famoso principalmente por sua luta contra a caça de baleias ameaçadas de extinção. Para defender esses animais, os navios do Greenpeace atrapalham os caçadores de baleias, atravessando na frente dos arpões ou espantando os animais para fora do alcace dos caçadores. No site há um formulário para tornar-se sócio do Greenpeace. Com contribuições a partir de R$ 10,00 mensais, você pode ajudar o Greenpeace a continuar seu trabalho de defesa de animais e do meio ambiente. Visite o site: www.greenpeace.org.br

 

WORLD WIDE FUND FOR NATURE (WWF)

O WWF (em português Fundo Mundial para a Natureza) foi fundado em 1961, na Suíça, onde fica sua sede internacional, e conta hoje com a parceria de 4,7 milhões de afiliados em todo o mundo. O WWF Brasil é uma das 26 organizações nacionais da rede mundial do WWF. No site, pode-se colaborar com o fundo por meio de doações, afiliação ou comprando-se produtos da marca WWF. Visite o site: www.wwf.org.br

 

INSTITUTO AQUALUNG

O Aqualung é um instituto que patrocina projetos ambientais e de proteção animal, como o Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas; Projeto Cetáceos, de proteção de golfinhos e botos, e Projeto Baleia Jubarte, que protege essa espécie de baleias. No site pode-se conhecer melhor esses projetos e ajudar o instituto a arrecadar fundos, afiliando-se à Aqualung ou comprando produtos vendidos no site: www1.uol.com.br/instaqua

 

PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar é uma instituição de proteção de tartarugas marinhas sediado na Praia do Forte, em Salvador (BA), e tem 20 bases de atuação em oito Estados brasileiros. O site fornece informações sobre os programas desenvolvidos pelo projeto, endereços da instituição e formulário para adoção de tartarugas. Ao adotar uma tartaruga você contribui com o Tamar no seu trabalho de conservação das tartarugas marinhas e ajuda a manter os cerca de 300 pescadores que trabalham no Projeto. Os "pais adotivos" recebem uma camiseta exclusiva, um certificado de adoção e concorrem a uma viagem - passagem e despesas - para conhecer a "base mãe" do Tamar, na Praia do Forte (BA), ou para Fernando de Noronha. Visite o site: www.tamar.com.br


Canil Scatle - www.canilscatle.com.br
Cotia - SP
Telefone: (11) 4159-1797 /97161-7628